Estrutura

Espaços de acolhimento e hospitalidade

A Casa de Saúde São José, além do conforto de sua área física, representa um espaço de acolhimento, carinho e atendimento humanizado. Ao trazer o legado do espírito filantrópico da Irmãs fundadoras até os dias de hoje, faz do respeito pela vida humana a sua qualidade de atendimento, com uma equipe treinada e capacitada para atender com eficiência e rapidez.

Em sua estrutura, conta hoje com mais de 205 leitos instalados e 3 mil médicos cadastrados. Por ano, são realizados cerca de 2 mil partos e 15 mil cirurgias nas mais diversas especialidades, sendo 40% de alta complexidade.

Ao todo, contabiliza anualmente cerca de 12 mil internações e 20 mil consultas nos Pronto Atendimentos Cardiológico e Ortopédico. E toda a assistência aos pacientes e seus acompanhantes é realizada por uma equipe composta por cerca de 1,4 mil colaboradores diretos e 700 parceiros.

Para dar suporte aos procedimentos de alta complexidade, o hospital conta com Unidades de Tratamento Intensivo especializadas, como CTI Adulto, UTI Neonatal e Unidade Coronariana, além de Unidade Semi-Intensiva e Unidade Semi-Intensiva Pós-Operatória.

A infraestrutura do hospital inclui o Centro de Diagnóstico por Imagem, com serviços para pacientes internados e clientes externos. O CDI conta com uma tecnologia pioneira: os exames realizados na unidade podem ser impressos em 3D. O recurso permite reproduzir qualquer exame de ressonância e tomografia a partir da impressão tridimensional, o que facilita a localização de lesões, colabora no planejamento cirúrgico e terapêutico do paciente e aprimora o entendimento da doença. A unidade é especializada nas áreas Cardiovascular, Músculo-esquelético e Tórax e em Medicina Fetal.

O hospital inovou também com o primeiro Centro de Endoscopia Intra-Hospitalar do Rio de Janeiro, onde é possível realizar todos os procedimentos diagnósticos e terapêuticos em patologias localizadas no esôfago, estômago, duodeno, intestino delgado, cólon, vias biliares e pancreáticas. O espaço disponibiliza uma estrutura completa para a realização dos exames e oferece mais segurança aos pacientes, que podem contar com todos os recursos de um ambiente hospitalar.

Amplo, moderno e confortável, a Emergência da Casa de Saúde São José foi recentemente remodelado para oferecer atendimento 24 horas em Clínica Médica, Cardiologia, Ortopedia, Obstetrícia, Neurologia, Neurocirurgia, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Urologia e Cirurgia Cardíaca. A equipe altamente qualificada é formada por mais de 100 profissionais especialmente treinados para a unidade. O projeto, com foco no paciente, é baseado em quatro pilares: atendimento voltado para a necessidade individual, classificação de risco e admissão simultâneas, pacientes graves com encaminhamento direto ao leito e casos menos graves com assistência mais ágil. Os pacientes são recebidos na recepção por um enfermeiro, o que garante à etapa de classificação de risco mais técnica e acolhimento.