Testes e Vacinas

* Vacinação da mãe e do bebê

Tão valiosa quanto a vacinação dos bebês, a vacinação materna é fundamental para a promoção da saúde neonatal, uma vez que a grávida transmite esta proteção por via placentária. Por este motivo, recomendamos às gestantes e familiares a vacinação contra coqueluche. Consulte seu obstetra.

 

* Testes neonatais

Teste da orelhinha – Também chamado de triagem auditiva, este exame verifica a capacidade auditiva neonatal, descartando a presença de problemas. O exame é realizado por uma equipe pioneira de fonoaudiólogas no Rio de Janeiro e sua realização ocorre após prescrição médica (pediatra).

Teste do olhinho – Exame realizado em nosso berçário pelo pediatra do bebê e que tem por finalidade descartar a possibilidade da catarata congênica no recém-nascido.

Teste do coraçãozinho – Teste realizado pela equipe de enfermeiras do berçário, sob o acompanhamento da equipe médica. Esta triagem afasta a possibilidade do recém-nascido ter nascido com algum grave problema cardíaco.

Teste do pezinho – Exame deve ser realizado após a alta, no período de cinco a sete dias após o nascimento, em laboratório de análises clinicas recomendado pelo pediatra do bebê.