Amamentação

A Casa de Saúde São José considera o leite materno como o melhor alimento para o bebê. Com esta convicção, demos apoio à formação do GIAM (Grupo de Incentivo ao Aleitamento Materno). O grupo, composto por funcionários da maternidade, berçário e UTI neonatal, tem por finalidade incentivar e orientar os pais sobre o aleitamento e seus benefícios. Afinal de contas, para nós, amamentar é mais do que uma tradição, é um ato de amor muito saudável para a mãe e o bebê.

Embora a amamentação seja um ato natural/instintivo, o aleitamento no primeiro momento nem sempre é fácil de ser praticado, por este motivo, nossa equipe de enfermagem, encontra-se preparada para solucionar os principais problemas relacionados a amamentação, para que este primeiro momento entre a mãe e o bebê seja o mais natural possível.

Além dessa orientação sobre amamentação, os pais também sãos instruídos sobre os principais cuidados de higiene do recém-nascido, como a troca de fraldas e curativos do coto umbilical.

Vale ressaltar que a maternidade da Casa de Saúde São José é uma tradição na cidade do Rio de Janeiro, sendo o primeiro berço de milhares de crianças desde a sua fundação.

Por que incentivamos a amamentação na Casa de Saúde São José?
Incentivamos o aleitamento pois acreditamos no princípio de que é direito da mãe estar consciente da importância da amamentação, assim como ter garantidos o seu direito a amamentar e baseados na recomendação do ministério da saúde que orienta o aleitamento exclusivo até o sexto mês de idade.

Vantagens do aleitamento:
– O leite materno é um alimento completo, contém vitaminas, minerais, gorduras, açúcares e proteínas apropriados para o organismo do bebê, além da fácil digestão.
– Protege a criança contra infecções pois possui fatores imunológicos (anticorpos da mãe).
– É um ato de amor (estreita o vínculo).
– Auxilia a involução uterina da mãe (pela produção de ocitocina).

Quando a mãe deve começar a produzir leite?
A apojadura (descida do leite) acontece por volta do terceiro dia de vida do bebê, e depende da quantidade de estímulo que a mama recebe. Ou seja, a mãe que amamenta em Livre Demanda (sempre que o bebê pedir, quanto tempo ele quiser, sem tempo estipulado durante ou nos intervalos entre as mamadas), tende a ter a descida do leite mais rápida e com isso o aumento da produção do leite acontece logo.

Como saber se o leite produzido é suficiente para o bebê?
É muito comum que as mães se sintam inseguras se o leite que produzem é suficiente para nutrir seu bebê. Existem alguns sinais que indicam que o bebê está mamando o suficiente:
– O bebê deve mamar pelo menos 6 vezes ao dia
– A urina do bebê deve ser de coloração clara e deve ter frequência de pelo menos 6 vezes no dia
– O bebê deve ter ganho de peso adequado que deve ser acompanhado pelo pediatra.

 

Qual a melhor posição para o aleitamento?

A melhor posição sempre é aquela onde a mãe e o bebê fiquem mais confortáveis. Destacamos as seguintes principais posições:

 

posicao sentada
Posição sentada (tradicional)
  A mãe deve segurar o bebê, apoiando a cabecinha na curva do antebraço, colocando a mão no bumbum do      recém-nascido. O braço do bebê que ficou por baixo deve ser acomodado de modo que não o machuque e não  atrapalhe a mamada.

 

 

 

posicao deitada
 Posição deitada
 A mãe deve deitar-se de lado junto com o bebê, de forma que fiquem virados um para o outro. Com um dos  braços a mãe apóia o ombro do bebê e com a outra mão aproxima o mamilo à boca do bebê.

 

 

 

 

posicao cavalinho
 

Posição de cavalinho
 O bebê é colocado sobre a perna da mãe, com seu corpo de frente para o dela.

 

 

 

 

 

 

 

posicao invertida
 Posição invertida
 A mãe fica sentada e o bebê é apoiado em um travesseiro. Os pés do bebê ficam apontados para as costas da  mãe e seu rosto voltado para a mama. A mão da mamãe faz um contorno em forma de C no pescoço do bebê.

 

 

 

 

O que fazer quando meu leite chegar?

A descida do leite pode ocorrer entre o 3° ao 5° dia de pós-parto. As mamas ficam mais pesadas, quentes e sensíveis. Se ocorrer acúmulo de leite e você sentir as mamas tensas ou endurecidas, será necessário fazer massagem e ordenha manual para aliviar a congestão das mamas.